Confira algumas dicas que você pode utilizar para reduzir sua conta de energia elétrica. A conta de energia elétrica representa um grande custo mensal para uma grande parte das famílias brasileiras. Além disso, esse tipo de energia é um recurso natural que gera impacto no meio ambiente e, por isso, deve ser usado de forma consciente.
Como economizar energia elétrica residencial?
→ Pague suas contas em dia
É muito simples: o atraso no pagamento das contas gera juros, que, caso evitados, ajudariam a reduzir o valor de sua conta de energia elétrica.
→ Iluminação residencial
Opte sempre por lâmpadas de LED em vez de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes. As lâmpadas de LED são mais econômicas que as fluorescentes, iluminam mais, além de consumirem menos energia em até 30%. Outra dica: a iluminação natural é gratuita, por isso, invista em janelas maiores quando possível, bem como em paredes de cores claras, que refletem mais luz.
→ Desligue os aparelhos da tomada
A maioria dos eletrodomésticos permanece conectada à tomada, em modo stand-by. Nesse modo, os aparelhos têm a maioria de suas funções principais desativada, mas estão prontos para serem rapidamente ligados. O simples ato de retirar esses aparelhos da tomada pode representar uma economia de até 12% na conta ao final do mês.
Veja também: Aprenda a calcular a potência de um eletrodoméstico
→ Diminua o uso do ar-condicionado
Hoje em dia, é comum mantermos o ar-condicionado ligado para refrescar a residência, porém, esse tipo de aparelho consome muita energia e seu uso deve ser moderado caso você queira economizar. Opte pelo uso do ventilador quando possível, se não, utilize o ar-condicionado entre as temperaturas de 23ºC a 25ºC, além disso, programe-o para se desligar durante a madrugada.
→ Use a geladeira de forma consciente
As geladeiras são indispensáveis, mas podemos usá-las de forma melhor. Evite abrir a porta da geladeira constantemente. Quando abrimos a sua porta, o ar em seu interior aumenta de temperatura, de forma que a geladeira precisa refrigerá-lo novamente. Confira se a borracha que emoldura internamente a porta da geladeira está em boas condições e se o aparelho é capaz de isolar o ar em seu interior.